Oi gente hoje eu vou começar com um post falando sobre aquela delícia, o doce de abóbora em pasta um exemplo característico da doceria brasileira, função entre um ingrediente indígena a abóbora e outros trazidos pelos portugueses, o açúcar e o cravo. Compõe um repertório de receitas similar, mas sem amassar o item principal, o doce de abóbora em calda, que utiliza cal virgem para manter os pedaços de abóbora firme por fora e macio por dentro o doce de abóbora cristalizado nos quais os pedaços são secos ao sol, e o doce de abóbora com coco. Embora seu uso esteja em declínio no dia a dia já viveu momentos de prestigio durante o século XIX , quando era servido por ocasiões de visitas ou como sobre mesa e especialmente nas regiões cafeicultores de São Paulo e Rio de Janeiro. O ingrediente principal a abóbora, é um alimento, muito antigo em estado selvagem amargo. Durante milhares de anos a proliferação se deu por meio da mega-fauna formada por mastodonte preguiças-gigantes, e insensíveis ao seu amargo com a extinção desses animais passaram a ser cultivadas, pelos ameríndios que usavam como potes. Aos poucos se tornaram palatáveis, passando a ser usados quando alimentos sementes achadas no Vale de Oaxaca México, datam de cerca de 10000 anos nas grutas de Ocampo no estado mexicano de tamaulipas de cerca de 9000 anos no Missouri EUA, de cerca de 27 tipos de abóbora das quais se sobressaem para o doce de abóbora em pasta. Abóbora menina (cucurbita moschata) abóbora-de-pescoço, de polpa amarela, sementes branco-acinzentadas, com protuberância que se destaca do corpo, como um pescoço e abóbora-moranga (cucurbita máxima) miolo grande e formato arredondado com polpa de cor alaranjada.
Na saúde é bom para quem faz dieta com restrição calórica mas não abre mão de sabor doce. Isso porque uma colher das de sopa só tem 40 Kcal. Ideal para matar a vontade de comer doce. Em ruim para diabéticos, pessoas de triglicérides alto e acima do peso o açúcar simples da preparação e alto índice geicemico o colocam na lista de ser consumida com moderação.
Como se escolher
O doce de abóbora em pasta pode ser encontrado em Supermercado, feira e pelo interior do Brasil em bancas de rua, loja de doce.
Há produtos artesanais e industrializados. No casos de artesanais no qual nem sempre a data de validade no rótulo, atente as condições higiênicas do lugar e da embalagem-recipiente transparente é sempre melhor. Deve apresentar textura característica e cor amarelo alaranjado homogênea, sem pontos e esbranquiçados ou escuro. Não compre recipiente de doce que não esteja bem cheio, pois o espaço sem doce é propício para acúmulo de fungos e microrganismos. Como se prepara em pasta, o doce a uma excelente sobremesa. Como ingrediente, serve para recheios de tortas pudins, coberturas de bolos ou como base para fazer seu próprio doce de abóbora em pasta.
Modo de fazer
Coloque em uma panela 1/2 quilo de abóbora-moranga sem casca e picada. Junte 1/2 litro de água (ou 700 ml de leite) um pedaço de canela em Rama e 4 cravos-da-índia. Cozinha em fogo baixo mexendo de vez em quando, até a abóbora ficar macia desmanchando. Ponha: 1 xícara de açúcar e se quiser 1 xícara de coco ralado. Continue a cozinhar mexendo de vez em quando, até obter cremosidade retire do fogo e guarde em pote esterizado de 500 ml.
Espero que vocês tenham gostado e até o próximo post.
Comentários
Postar um comentário