Hoje eu vim com um post, falando um pouco do sabonete antibacteriano, então vamos lá você conhece os riscos dos sabonetes antibacterianos?
Ao ir ao mercado escolher um sabonete antibacteriano, com o objetivo de proteger a saúde da família pode não ser tão seguro quanto parece. Pelo menos é o que alerta agência americana de medicamentos e alimentos (Food and drug Administration, a FDA em inglês) que proibiu a utilização de 19 componentes encontrados nesse tipo de produto.
O órgão alega, que substâncias como o triclosan comum em sabonete líquido, e o triclocarban, encontrado em barra pode prejudicar a saúde pois estão vinculadas ao desenvolvimento de alguns tipos de câncer e problemas no sistema imunológico. Os fabricantes terão até um ano para adequar às novas regras.
No Brasil Anvisa avalia possível revisão de regulamentação substância que causam problemas de saúde porém proibidos nos Estados Unidos.
Alguns dados sugerem que os ingredientes antibacterianos podem fazer mais mal, do que, bem a longo prazo. Ela, acrescenta, os consumidores pensam que os sabonetes antibacterianos são mais eficientes para evitar os germes mas não existem evidências cientificas de sejam melhores que água e sabão comum. De acordo com a Anvisa, no Brasil, existem 215 produtos com tridocarban em relação com a decisão da FDA, o órgão destacou que tornou conhecimento dos recentes dados e está estudando a necessidades de revisão regulamentação. Diante dos riscos que as substancias podem trazer a associação brasileira de defesa do consumidor (Proteste) orienta o consumidor e não adquira produtos, com essas substancias. Em 2012, a própria proteste avaliou 12 sabonetes antibacterianos no intuito de eliminar quatro bactéria entra as Vilas estavam a Pseudomonas Aeruginosa que provoca infecção hospitalar a Senotia marcescens, que prejudica o sistema respiratório e urinário Escherichia
coli, presente no intestino é mas fezes humanas. Quanto ao resultado, quatro não tinham ação bactericida e pelo menos não continham os elementos agora proibidos em território norte americanos.
A questão que envolve o uso de sabonetes antibacterianos e que, alem da eficacia ser colocada em xeque, o uso frequente induz à substituição da flora bacteriana normal por uma mais resistente no entanto, o uso pode ser recomendados em tratamento especifico. No geral lavar as mão com água e sabão da conta do recado pois esse é um dos passos mais importantes que um consumidor pode evitar doenças.
Beijos e ate o próximo post .
Comentários
Postar um comentário