Pular para o conteúdo principal

Nossas muitas feijoadas


Não há como resistir a este prato que é a cara do Brasil, repleto de sabor e história.

 Feijão preto, paio, linguiça, carne-seca e carne de porco, acompanhados de arroz, farofa e couve: não há brasileiro que resista á feijoada. Mas de onde surgiu o prato mais típico da cozinha nacional? Existem muitas hipóteses sobre a origem dessa combinação tão gostoso. Até alguns anos atrás, acreditava-se que a invenção era dos escravos, que misturavam os restos de carne das refeições da Casa Grande para fazer as suas. Mais estudiosos descobriram que pés, orelhas  e linguá de porco eram considerados carnes nobres pelos portugueses e italianos. Além disso, seria necessário sobrar muita comida para alimentar toda Senzala.
Na verdade, escravos faziam, sim, uma mistura de carnes com feijão, mas não era uma feijoada que conhecemos hoje. "Havia um caldeirão de feijão para os escravos e lá eles colocavam alguns legumes que plantavam e carnes de animais que caçavam".
A origem da feijoada é brasileira, como é chamada, está nos costumes dos portugueses e italianos trazidos ao País na época da colonização. A mistura das carnes nobres que eram servidas em restaurantes da elite na Europa como nosso feijão preto resultou na deliciosa gastronomia. Existe sim, a mão de escravo, mas no tempero deste prato, pois as melhores escravas da Senzala trabalhavam na cozinha da Casa Grande.
O prato passou por mudanças ao longo do tempo e assumiu diferentes formas, de acordo com a região onde ele e feito.  A feijoada baiana não e igual a carioca nem feita pelos paulistas, pois cada uma incorpora os costumes da culinária local sem deixar de lado os nutrientes que já possui. " A feijoada é um prato absolutamente nutritivo. Ela leva sabedoria e equilíbrio  na sua construção, uma variedade grande de sabores".
Então aproveite cada pedacinho dessa mistura de culturas alimentares. Vale a pena! 
Dica: Quando for servir a feijoada, leve a mesa pimenta á parte, para quem preferir apimentar.

Molho apimentado



  • 3 colheres (sopa) de cheiro-verde picado 
  • 2 xícaras de caldo de feijão
  • 1/2 xícara de vinagre 
  • Pimenta malagueta picada a gosto
  • 1 tomate bem picado 
  • 1 cebola picada

Modo de preparo



Junte todos os ingredientes, misture bem e sirva em uma molheira. 
    

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Como Fazer Regador De Caixa De Leite

Resenha do Talco Antissepico Barla

Adstringente e anticéptico  Elimina os odores das axilas e dos pés. Uso esterno Modo de usar : Polvilhar na pele seca quantas vezes forem necessários .Ele tem um cheiro muito agradável .Não pode ser usado em crianças , se tiver lesões não passar na area afetada e ferida ou queimaduras.

Pimenta calabresa

Oi gente hoje eu vim fazer um post sobre a pimenta calabresa. Nome genérico que se da a forma desidratada e mercerizada ,ou seja flocada da pimenta vermelha .A mais utilizada e o dedo de moça nome cientifico ( capicum baccatum var. pendulum ) de frutos alongados e vermelhos que proporcionam baixa ardência . Ela e muito usada no preparo de molho e conservas como tempero de carne e frutos do mar e ate em sobremesa .E principalmente na linguiça calabresa. A pimenta dedo de moça e um arbusto de ate 2 metros de altura mas em plantações comerciais raramente supera 1 metro ,porque é podada os frutos são colhido quando estão vermelho .A ardência da pimenta calabresa vem dos capsaiçinoides uma substancia característica das pimentas .A sensibilidade à ingestão de pimenta é influenciada pelo número de papilas gustativas na linguá.Existem 25 o que sensibilizam na presença de capacidade. .Mas esse mesmo pode variar de pessoa a pessoa .Metade tem sensibilidade normal e as demais se divide