Além de lindas e práticas, as sacolas retornáveis colaboram para a diminuição do consumo e descarte de sacola plastica na natureza, já que acomoda o mesmo volume de quatro saquinhos comum.
Sabia que eram as nossas vovós, que levaram suas sacolinhas de pano para fazer a feira ou o supermercado. O tempo foi passando e, cada vez mais, criando o hábito de usar sacolinhas plásticas para carregar as compras. Segundo os dados da Associação Brasileira da Indústria de Embalagens Flexíveis (Abief) o consumo é o mais de 3 bilhões por mês no Brasil. Isso significa que, no período de um mês, cada brasileiro utiliza mais de 100 sacolas feitas em um produto que não é biodegradável.
"Nunca houve nenhuma decomposição de sacola plástica na história da humanidade. O consumo no país começou nos anos 1950 e, de lá para cá ninguém nunca viu isso acontecer. Mas estima-se que o tempo mínimo para decomposição seja de 100 anos", explica Sabetai Calderoni Presidente do Instituto Brasil ambiente e autor do livro Os Bilhões Perdidos no Lixo. Pois se o tempo que o plástico leva para decompor e incerto, não restam dúvidas do prejuízo que causa natureza. "As sacolas plásticas acabam lutando nosso aterro sanitário causando enchentes e poluindo rios e lagos e que diminui a capacidade da água potável na cidade", lamenta Sabetai.
- Dica- Tenha sempre uma sacola retornável na bolsa. Assim não há como esquecê-la na hora da compra.
Espero que vocês tenha gostado e até o próximo post.
Comentários
Postar um comentário