Pular para o conteúdo principal

Nossa quadrilha não e tão brasileira assim


Quem poderia imaginar que a quadrilha  uma dança tão tipicamente brasileira, teria  sido inventada pelos  franceses?Pois é ,o nome vem do francês quadrille ,a dance dos bailes franceses no século 19.De lá a tradição tomou a corte portuguesa e foi trazida ao Brasil em 1808 ,ano da chegada de Dom João VI .O mais interessante é que a quadrilha não faz mais parte dos costumes  franceses , enquanto aqui é o destaque da festa mais popular depois do carnaval alguns comandos da quadrilhas são usados até hoje em francês ,já reparou ?
Balancê (balancer) - balançar o corpo no ritmo da música , marcando o passo ,sem sair do lugar. É usado como um grito de incentivo e é  repetido quase todas as vezes que termina um passo. Quando um comando é dado só para os cavalheiros ,as damas permanecem no balancê .                                   Anavan (en avant) - avante ,caminhar balançando os braços .                                                              Returnê (returner) -volta aos seus lugares .                                                                                      Tur(tour) -dar uma volta .com a mão direita ,o cavalheiro abraça a cintura da dama , Ela coloca o braço esquerdo no ombro dele e dão  um grito completo para a direita .
Vamos então algumas receitas ;

Simplicidade Francesa

Os pratos corriqueiros ganham sabor especial com estas receitas


Carne ao molho de vinho (bouef bourguignon )

rende: 4 porções Tempo de preparo: 2H
1 kg de carne (músculo)
100 g de toucinho defumado
5 colheres (sopa) de manteiga
1 cebola picada
1 1/4 de xícara de caldo de carne quente
1/4 de  xícara de farinha trigo
1 1/4 de xícara de vinho tinto seco
sal e pimenta -do-reino a gosto
amarrados de cheiro verde
1 raminho de  tomilho ou manjerona   . Alguns talos de  salsão e folha de louro
150 g de champinhons
modo de fazer
Corte a carne em pedaços  de mais ou menos 4 cm  e o toucinho  em cubos menores .Derreta   a manteiga numa panela de fundo grosso .Doure a cebola picada e o toucinho  retire da panela  e reserve .Coloque os pedaços de carne para dourar na mesma gordura .Polvilhe com a farinha ,deixe dourar e molhe com  o caldo de carne quente .
Junte o toucinho a cebola  e o vinho tinto .Tempere com o sal e a pimenta e adicione o amarrado de cheiros .Tempere  a panela e deixe cozinhar lentamente por mais ou menos 1 hora e meia. 30 minuto antes de servir coloque os champinhons cortado  (só se forem grandes demais).


Bolo de batata e carne á francesa 


Rende: 6 porções Tempo de preparo: 60 min
1 cebola grande
400 g de tomate
4 dentes de alho
5 colheres (sopa) de azeite de oliva
1 kg de carne moída
sal e pimenta-do-reino
1 xícara (chá) de caldo de carne
1/2 xícara (chá) de vinho branco seco
1 kg de batata
2 colheres (sopa) de salsinha
1 colher (sopa) de manjericão
1 xícara de chá de leite
Modo de fazer
Corte a cebola e o tomate sem pele e sem sementes em cubos. Aqueça duas colheres de sopa de azeite em uma Caçarola e cozinha a cebola até ficar macia e não Dourada acrescente 2 dentes de alho, picados, a carne, o sal, a pimenta e o tomate abaixe o fogo e cozinhe até a carne dourar. Despeje o caldo e o vinho e cozinha até boa parte do líquido tenha evaporado. Descasque as batatas corte em três pedaços e coloque em uma panela com muita água fria e sal. Tampe e cozinhe em fogo brando até ficarem macias processador bata as folhas das ervas os dentes de alho restante do azeite escorra as batatas e coloque de novo na panela e espremendo até virar um purê leve ao fogo médio misturando o Leite fervido e as ervas processadas mexer bem e tempere a gosto aqueça o forno a 180 graus (Médio) em um refratário com óleo e Espalhe a carne com molho cubra com o purê de batata alise com uma colher e leve para assar até dourar.

Bifes a francesa 


Rende: 4 porções  Tempo de preparo: 40 min
4 bife de filé mágnon ou a carne de sua preferência (600 g)
sal a gosto 
5 colheres (sopa) de óleo 
1 cebola fatiada separada em anéis 
4 colheres (sopa) de farinha de trigo 
1 colher (sopa) de manteiga 
100 g de presunto cortado em cubos
1 xícara de ervilha 
3 batatas cortadas em Palitos fritos
Modo de preparo
Tempere os filés com o sal e leve para fritar uma frigideira com duas colheres de sopa de óleo. À parte passe levemente os anéis de cebola na farinha de trigo e doure no restante do Óleo bem quente em outra frigideira aqueça a manteiga junte o presunto, ervilha, a batata e  os anéis de cebola Fritos disponha o filé no prato cubra com guarnição.

Dica: A carne ao molho de vinho pode ser servida com arroz, massa, batata frita, Além, é claro, de uma saladinha. 






Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Como Fazer Regador De Caixa De Leite

Resenha do Talco Antissepico Barla

Adstringente e anticéptico  Elimina os odores das axilas e dos pés. Uso esterno Modo de usar : Polvilhar na pele seca quantas vezes forem necessários .Ele tem um cheiro muito agradável .Não pode ser usado em crianças , se tiver lesões não passar na area afetada e ferida ou queimaduras.

Pimenta calabresa

Oi gente hoje eu vim fazer um post sobre a pimenta calabresa. Nome genérico que se da a forma desidratada e mercerizada ,ou seja flocada da pimenta vermelha .A mais utilizada e o dedo de moça nome cientifico ( capicum baccatum var. pendulum ) de frutos alongados e vermelhos que proporcionam baixa ardência . Ela e muito usada no preparo de molho e conservas como tempero de carne e frutos do mar e ate em sobremesa .E principalmente na linguiça calabresa. A pimenta dedo de moça e um arbusto de ate 2 metros de altura mas em plantações comerciais raramente supera 1 metro ,porque é podada os frutos são colhido quando estão vermelho .A ardência da pimenta calabresa vem dos capsaiçinoides uma substancia característica das pimentas .A sensibilidade à ingestão de pimenta é influenciada pelo número de papilas gustativas na linguá.Existem 25 o que sensibilizam na presença de capacidade. .Mas esse mesmo pode variar de pessoa a pessoa .Metade tem sensibilidade normal e as demais se divide