Pular para o conteúdo principal

A autonomia em cada idade da criança


Oi gente hoje eu vim com um post de Nós criamos os filhos para o mundo. Crescemos ouvindo isso no entanto Muitos pais afirma que a teoria sempre mais fácil do que a prática. Saber quando a hora de deixar com que elas caminha por si só e sejam responsáveis por suas escolhas e a dúvida de nove entre dez pais. A palavra autonomia tem origem grega sendo o auto de si mesmo e "monos" lei ou  seja a habilidade de estabelecer sua própria lei de tornar uma decisão baseado nas informações disponíveis e de basta-se sem precisar recorrer ao auxílio externo.
Se por um lado o pai deseja ver seu filho crescer amadurecer e tornar-se capaz de decidir seu destino de forma consciente, de outro lado teme por sua segurança frustração e maturidade.
A superproteção atrapalha que a criança desenvolva recurso internos para lidar com a vida e nos obstáculos que está em põe a todos nós ou seja o excesso de proteção torna criança incapaz de administrar a situação que inevitavelmente irá se deparar com o passar do tempo. Diversos estudos apontam que as crianças cujas mães são super protetoras tende a permanecer infantilizado e apresentar alguns atrasos do desenvolvimento como na fala ou nas habilidades motoras.
Obviamente cada criança tem seu ritmo, mas o fato é que excesso de dependência tende a impedir o desenvolvimento da Autonomia e este fato é raramente percebido pelos pais algumas ações básicas que ajudam na construção da Autonomia como atividade de superação, arrumar a cama, colocar o sapato, servir o próprio prato, cortar a própria carne, são as primeiras que logo passa ao desenvolvimento da capacidade de tomar decisões fazer escolhas e assumir as consequências destas escolhas.
Por onde começar?
Educar e a da Autonomia de modo com que se perceba que as escolhas serão cada vez mais dos filhos menos nossa. Nem sempre é fácil quase nunca é na verdade.
  • Estimule escolhas e dê tempo ao processo.
  • Tenha cuidado com as normas e os processo. 
  • Ensine seu filho a arcar com as consequências dos seus atos.
  • Cuidado com o excesso de decisão.
  • Cresça com seu filho. 
  • Dê-se um tempo antes de responder e o faça apenas quando se sentir mais seguro.
  • Reserve tempo para brincar e escutar seu filho sem corrigir lhe repreender.
  • Caso seu filho arrependa de uma escolha, explique que isso as vezes acontece, mas não o critique ou fale "eu te disse".

A Autonomia em cada fase


Crianças de 2 a 3 anos:
Saber o lugar dos brinquedos e guardá-los no final do uso pode fazer parte de toda a brincadeira. Nesta idade, o pequeno pode aprender a lavar a mão, beber água sozinho e escovar os dentes com a supervisão de um adulto. Ajudar a escolher a roupa também ajuda a desenvolver autonomia.



Crianças de 4 a 5 anos:
O pequeno já pode tomar banho sozinho, aprender a atravessar a rua e limpar o que suja. Ele também está apto para ajudar a organizar a casa, em atividades como colocar a louça na pia e ajudar a arrumar a mesa. É nessa idade que são inseridas na vida da criança as atividades relacionadas à escola, como arrumar a mochila e vestir o uniforme.


Crianças de 6 a 7 anos:
Nesta idade, as tarefas já podem ser mais sofisticadas, pois a criança já tem noção dos perigos. Ajudar a lavar e a secar a louça, fazer o lanche da escola e manter a organização do quarto podem ser atividades atribuídas ao pequeno.


Crianças de 8 a 9 anos:
Ter mais responsabilidade no cotidiano da casa é o que marca essa idade. A criança já pode ajudar a preparar as refeições e guardar as roupas no armário. Ela tem condições de olhar no relógio e calcular o horário para as atividades.

Espero que gostem até o próximo vídeo.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Cuidado com o Sol

Passo a passo para brilhar no verão Estação ,mais quente  do ano ainda não chegou  , porém já e hora de  tomar alguns  com a temperatura  que não para de subi  'o protetor solar evita  os raios UVA e UVB ,previnino que as células  não envelheçam , de forma prrcose , sem rugas  linhas de expressão , manchas  e doença de pele Então não adianta   tostar no Sol  achar a cor linda por uma semana  e daqui alguns anos  cheias de rugas certo ? Antes de sair de casa  o recomendável e  e lavar a pele com sabonete e em seguida  hidratar e depois de alguns minutos passar o protetor solar  no rosto e pescoço ,finalize com a maquiagem  . E se tiver na praia ou piscina reaplique a cada duas horas nas partes exposta no Sol  como  colo  e braço  e pés mãos e, assim a proteção...

Resenha do Talco Antissepico Barla

Adstringente e anticéptico  Elimina os odores das axilas e dos pés. Uso esterno Modo de usar : Polvilhar na pele seca quantas vezes forem necessários .Ele tem um cheiro muito agradável .Não pode ser usado em crianças , se tiver lesões não passar na area afetada e ferida ou queimaduras.

Resenha da pomada Minancora

Oi meninas hoje eu vim com a resenha de um produtinho bem antigo que esta meio esquecida é a pomada Minancora ela é muito boa porém é um preço bem acessível ela é excelente para tá tirando mancha da pele para evitar mau odor nas axila e nos pés e mancha de espinha . Modo de usar : após lavar e secar a pele aplique uma camada da pomada Minancora o suficiente para cobrir uma região afetada apicar duas vezes ao dia . Contra indicação individual hiper sensíveis a formulação em caso de sinal de irritação suspenda o medicamento e procure o medico. Precauções: este medicamento não deve ser utilizada em criança.Todo medicamento deve estar fora de alcance de crianças.Não desaparecendo sintomas procure Orientação médica uso esterno ,indicado para doenças de pele como espinhas,ferida pode ser usado também em picada de inseto é urticária e pequenos ferimentos superficiais pode ser usado também após o barbear. Composição :Cloreto debenzalconico 0,005 gramas óxido de zinco 0,200 gramas c...