Hoje eu vim com um post sobre uma doença que é bem comum no verão espero que vocês gostem do post, eu pesquisei a respeito da conjuntivite e descobrir que o uso de ar-condicionado no verão pode baixar imunidade e facilitar o contágio da doença.
O refresco para a pele durante o verão com, o ar-condicionado por se tornar o vilão para saúde dos olhos. Uso excessivo do aparelho é um dos principais motivos para o aumento de 15% a 20% da incidência de casos da conjuntivite durante a estação mais quente do ano. O ar-condicionado resseca o ambiente e como consequência a lágrima. A lágrima tem uma película que contém anticorpos para combater infecção e precisa ser renovado continuamente. Em ambientes, mais secos, ela evapora mais rápido e as defesas diminui.
O confinamento com grande número de pessoas no mesmo ambiente é a variação de calor são fatores que podem contribuir para o contágio. A entrada e saída de lugares com diferentes temperaturas diminuem a defesa do organismo também favorece a proliferação de vírus. Os principais sintomas são: olhos vermelhos e lacrimejante, inchaço nas pálpebras, intolerância à luz e visão embaçada ou borrada. No caso da conjuntivite causados por bactérias em geral a secreção e amareladas e purulenta. Já a conjuntivite viral apresenta secreção mais limpa e aquosa.
Em 90% dos casos o médico descobre o tipo de conjuntivite sem sem dificuldade. Na dúvida ele colhe o material faz o exame para identificar.
A conjuntivite bacteriana é tratada com antibiótico. Já viral é colírio porque não responde ao medicamento. Nos dois casos o uso de colírio alivia o incomodo.
A maior defesa e a higiene o contágio e principalmente pelas mãos quando a pessoa com conjuntivite coça os olhos e depois toca em algo seja uma maçaneta ou uma toalha de rosto, cria ali um foco de contaminação o vírus não voa ficar em frente alguém contaminado não é suficiente para contaminar o contagio dar se pela mãos.
Como evitar o contágio
- Lavar as mãos: além de lavar as mãos com água e sabão uma boa dica e passar álcool gel.
- Uso óculos escuros funciona como uma barreira mecânica: não levar as mãos aos olhos.
- Toalhas descartáveis: por parte de quem está contaminado evitar que outras pessoas se contagiada.
- Não esfregar os olhos: em ambientes secos a tendência e esfregar os olhos as mãos são principal meio de contágio.
- Lente e maquiagem: ao primeiro sinal de infecção é preciso se desfazer dos materiais que tiveram em contato com os olhos nos últimos dias a maquiagem não deve ser mas usada bem como a lente de contato.
Como evitar o ressecamento dos olhos
- Pingar gotas de colírio lubrificante também chamados como lágrimas artificiais a cada hora nos olhos e uma forma mais eficaz de evitar ressecamento.
- Pulverizar a água no ambiente de tempos em tempos outra maneira é unificador de ar para que pode gastar um pouco mais no mercado há diversos tipos e preços ajuda aumentar a umidade do ambiente.
Ate o próximo post um beijo.
Comentários
Postar um comentário