Hoje eu vim com um post falando sobre as manchas de pele. Previna-se contra as manchas aproveitando o verão da melhor forma sem deixar de lado os cuidados necessários com a pele para que não apareceu manchas indesejáveis.
A incidência dos raios solares, somada a maior exposição das pessoas ao Sol durante o verão levam a uma série de distúrbios de pigmentação e os mais comuns deles sem dúvidas é o melasma mas também há melanoses Solares (manchas amarronzadas que aparece nas áreas do corpo exposta à luz);a leuco dermania solas (manchas brancas muito comum em braços e pernas) e o câncer a pele (que pode inicialmente aparecer como mancha).
O melasma e o distúrbio de pigmentação mais comum no Brasil principalmente entre a população feminina. Ele ocorre por causa de um excesso de população de melanina (proteína) por dois melanócitos (células da pele responsáveis por este processo). A região mais acometida é a face mas também pode aparecer no pescoço, colo e nos braços. Todos as manchas possuem controle e não cura portanto a melhor forma evitá-las e não se expor ao sol inclusive para não piorar o quadro. Os principais motivos ou hábitos que levam ao aparecimento das manchas no verão é o aumento da radiação ultravioleta, os hábitos também acaba mudando ou seja as pessoas passam a usar menos roupas fechado deixando grandes áreas do corpo descoberta e frequenta mais praias e clubes( ambientes abertos) contribuindo para o aparecimento de manchas e para as manchas se agravarem.
Cada tipo de mancha e o tratamento de uma forma específica. Daí a importância do diagnóstico correto que deve ser feito por uma por um dermatologista. Uma simples melanose solar (lesão benigna) por exemplo, pode ser tratado com uma tecnologia chamada de luz pulsada. Já o melanoma (lesão maligna e pode levar à morte), muitas vezes apresenta-se iniciada como uma mancha inregular e não pode ser tratadas com laser. Podemos prevenir se usando o filtro solar da forma correta e adotando as seguintes regras: Sua aplicação 30 minutos antes da exposição ao sol e a reaplicação a cada 3 horas e após o uso de ducha, banho, mar piscina; usar o filtro com FPS no mínimo 30; usar outros métodos físicos de proteção como guarda-sol, óculos escuros e bonés; e aplicar uma quantidade razoável de filtro solar por área do corpo, exemplo 1 colher de chá para cabeça, 1 colher de chá para cada abraço, etc...
Aproveite o verão da melhor forma sem deixar de lado os cuidados necessários com a pele para que não apareçam manchas desagradáveis.
Espero que intenderam. E até o próximo post. Beijos.
Comentários
Postar um comentário